terça-feira, 24 de abril de 2012

Planej. Viagem Atacama - Parte 2

São Paulo, 24 de Abril de 2012


Depois de muitas pesquisas na web, leitura de blogs, troca de email com amigos virtuais mais experientes.. e algumas "reuniões" regadas a vinho, chegamos a um bom esboço do nosso roteiro.

Nossa viagem também já ganhou datas... com saída prevista para 14 de Novembro de 2012 - véspera do feriado da República. Por enquanto vamos em dupla - apesar de serem vários os amigos que se animam com o projeto mas que não saem de cima do muro.

No total a idéia é percorrermos quase 9.000 km em cerca de 19 dias - sendo que no meio do caminho nossas esposas se juntarão ao nosso bando para atravessar a Cordilheira engarupada conosco até San Pedro de Atacama.

Vou resumir aqui os principais pontos de destaque do nosso percurso:


1 - Região de Salta / Cafayate:

Esta região fica no norte da Argentina, no pé da Cordilheira. É uma região vinícula linda, com várias estradinhas sinuosas com visual de cinema.

Nosso plano é encontrar com nossas esposas em Salta (elas viriam de avião) e rodar a região sem pressa uns 3 dias com pernoites em Salta, Cafayate e Purmamarca, rodando pequenas distâncias por dia. Seria uma boa forma delas se ambientarem gradativamente.



2 - Travessia da Cordilheira AR - CL pelo Paso de Jama:

Este trecho acredito ser um dos pontos altos do projeto dado visual raro das estradas sem fim e curvas infinitas no meio das montanhas.

Este é um local para ir sem pressa, tirando milhares de fotos com várias paradas. Me preocupa um pouco os males da altitude dado que chegaremos a mais de 4.000 com elas na garupa.



3 - San Pedro de Atacama

Outro ponto alto da viagem - paradeiro de vários aventureiros, mochileiros, jipeiros, motoqueiros e sonhadores em geral. Minha "imagem/expectativa" sobre este lugar é como um "São Thome das Letras do deserto".

Para quem não conhece, São Thome é uma cidadezinha pitoresca no Sul de Minas Gerais que já foi rota obrigatória para mochileiros e violeiros de todo Brasil. Acampei por lá milhões de vezes na década de 90. Mas hoje acho que este local já se perdeu ao longo do seu percurso.

Enfim, nossa ideia é ficar uns 2 a 3 dias curtindo o astral aventureiro de San Pedro e fazer alguns dos vários passeios da região. Por estas bandas deixaremos também nossas esposas no aeroporto mais próximo para que elas tomem o vôo de volta rumo a SP e a gente siga nossa empreitada "desgarupado" (existe isso?!). No total elas ficariam 7 dias conosco rodando algo em torno de 900km.


4 - Travessia da cordilheira CL - AR pelo Paso de Agua Negra:

Trecho já na perna de volta ao Brasil, do Chile para Argentina. Outro visual de cinema, sendo uma rota alternativa através da Cordilheira com 120km de estada de rípio e visual indescritível.

Me preocupa um pouco a pilotagem no rípio e o risco eminente de queda e também a possibilidade da estrada estar fechada dado nevascas. Vamos ver se a sorte nos visita.







5 - Volta para Brasil cruzando Argentina e Uruguai:

Ainda estamos estudando melhor este trecho buscando uma rota que fuja das estradas muito movimentadas e que passe por lugares legais.

O que temos por enquanto é um primeiro esboço desta perna.


6 - Demais trechos:

Por fim, os demais trechos tanto na ida quanto na volta são longas estradas, com relevos bonitos e variados, cruzando varias cidades e percorrendo longas distâncias com nossas cavalas.

Obviamente entre hoje e o dia da viagem é natural que ajustes venham a ser feitos, mas entendemos que esta é a "espinha dorsal" do nosso roteiro.



E aí.... vamos nessa ?


Esboço do Roteiro no google maps - cerca de 8.478 km rodados

6 comentários:

  1. Olá Rodrigo, muito bacana seu roteiro. Tem trechos que conheço relativamente bem, como de Foz do Iguaçu a San Pedro já passei duas vezes e é tranquilo. Outra parte não conheço como a que passa pelo Paso Agua Negra. Observar encontro com policia caminera de Santiago del Estero, que vai te querer morder algum. A gendarmeria não é corrupta, mas é muito rigorosa, se tiver com irregularidades em documentos vocês terão problemas.

    Do seu roteiro me preocupa somente o trecho muito longo logo no primeiro dia. Normalmente a ansiedade atrapalha o sono da noite anterior e saímos mais cansados, é o dia da falta de atenção, etc. Deve tomar muito cuidado com isto e se possível reduzir um pouco.

    Outro detalhe que gosto de fazer é dar uma parada de um dia depois de uns 5 dias de viagens para recarregar as baterias e relaxar. Isto ajuda muito chegar inteiro e com mais segurança em casa.

    Nas cidades menores e com menos estrutura, como Chañaral, se o grupo for grande, procure reservar hotel com antecedência.

    No mais é ir sonhando com a viagem até ela começar.

    Um detalhe é que se suas motos tem seguro total, verifiquem se ele abrange o Mercosul. Conforme a cobertura, tem validade como carta verde.

    Precisando de mais alguma informação, estou à disposição.

    Abraços

    ---
    Rômulo Provetti
    www.viagemdemoto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Romulo,
      Considerei suas recomendações.. E quebrei os trechos da ida tentando manter km/dia abaixo dos 600km...
      sobre o retorno, pensei em ir ate buenos aires e pegar o Ferry para o Uruguai e depois subir para o Brasil. Vc conhece este trecho? Alguma sugestão de roteiro/cidade ?
      Gde abraco,

      Excluir
    2. Oi Rodrigo,

      De moto eu sempre contornei o Uruguai passando pela Argentina e nunca atravessei o Rio da Prata de ferry. Mas tem muita gente que faz este percurso com tranquilidade. Você deve observar os horários dos navios para programar a saída e chegada.

      Já rodei no Uruguai, é um país pequeno, mas muito civilizado. Lá vale a pena conhecer e se possível, pernoitar, nas seguintes cidades: Colônia del Sacramento, Punta del Leste e Montevideo. Elas são show.

      Grande abraço

      --
      Rômulo Provetti
      www.viagemdemoto.com

      Excluir
  2. Show de bola.
    Com relação ao mal da altitude, Purmamarca, fica a 2.400 m altitude, e já é uma oportunidade para aclimatar. Mas se acharem na cidade, comprem algumas folhas de coca para mastigar quando estiverem subindo, pois passarão a quase 5.000 de altitude. Não se preocupe, que não dá barato nenhum. Procure reservar hotel em Purmamarca, com pelo menos um dia de antecedência. Duas vezes que cheguei na cidade para hospedar, sem reserva, não encontrei. Você acha hotéis bons lá pelo booking.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Legal amigo desculpa perguntar vi o seu roteiro e gostei muito to pensando em me planejar e fazer-lo tb, quando de dinheiro devo separar para uma viagem dessas?

    ResponderExcluir
  4. Rapaz esta resposta varia muito pois depende muito do tipo de hotel, tipo de moto (consumo) e restaurantes/passeios que vc deseje encarar pelo caminho.

    No nosso caso.. o mais caro não foi a viagem, mas sim a preparação para ela pois incluiu a compra das motos, equipamentos, eletrônicos, treinos, etc.

    Se vc quiser mais detalhes, fique a vontade em me enviar um email minhamotoeeu@gmail.com

    gde abr,

    ResponderExcluir