terça-feira, 17 de abril de 2012

Projeto Saúde - Parte 1

São Paulo, 17 de Abril de 2012.

Hoje começa a parte mais difícil do meu projeto: perder peso e entrar em forma.

Vários de vocês - amigos leitores – talvez entendam que andar de moto nada tem a ver com saúde. Talvez vocês estejam certos.. por um lado. Mas por outro, talvez não. Tudo vai depender de qual seja o seu “projeto”.

No meu caso, a história que conto aqui neste blog é um pouco mais profunda do que simplesmente andar de moto... diz respeito à busca pelo equilíbrio de vida. E meu propósito é dividir com vocês todas as mudanças que estão ocorrendo comigo ao longo deste percurso e das novas possibilidades (e necessidades) que vem se abrindo a partir do momento que decidi andar de moto e me preparar para ir ao Atacama.

Este Projeto (Atacama) é como uma locomotiva que vem puxando vários vagões, cada um com seu propósito: um novo hobbie, novos lugares a conhecer, novas amizades, novo meio de transporte para o trabalho, vida mais saudável e por ai vai. Afinal, foi como falei alguns posts atrás... o planejamento e a preparação para a viagem é tão (ou mais) importante do que a viagem em si, não é mesmo?!

Fato é que hoje iniciei mais esta etapa. E dei o primeiro passo com uma consulta em um nutricionista... E o cara me abalou heim (desgraçado!!).

Depois de uma longa entrevista e várias medições de peso, altura, %gordura e por ai vai... Ele começou um tanto motivador: “Tenho uma boa e uma má notícia para você! A primeira, é que o caminho que você esta seguindo é caminho certo para uma morte precoce ou uma velhice cheia de problemas e doenças!”. Jesusss, me fudi! – pensei.

Antes que eu enfartasse na cadeira, ele continuou: “Já a boa notícia é que, no seu caso, bastam ajustes na sua alimentação e mudanças em hábitos do dia-a-dia que você pode rapidamente inverter esta tendência!”. Melhorou. Parece simples mas não é, afinal tratam-se de hábitos e gostos ha muito enraizados.

Várias reflexões começaram a pipocar na minha cabeça à medida que o tal médico foi me dando uma aula de nutrição e me explicando como funciona o metabolismo humano. “Como somos idiotas!!”, pensei.

São tantos os pequenos hábitos que temos no dia-a-dia, vários deles por simples ignorância – e que realmente fazem uma mega diferença para nossa vida a médio e longo prazo. É como um veleiro no oceano que com dois ou três graus para um lado ou para o outro em médio prazo vai parar na Europa ou na África. E muitas vezes somente nos damos conta do quanto erramos quando já estamos no final deste percurso - e aí... Já era!

Se você esta lendo este blog, com certeza é por que você se interessa por motos e (assim como eu) vira e mexe catuca o Google pra lá e prá cá em busca de mais notícias, melhores acessórios, peças e por ai vai. Somos tão disciplinados na lida com as nossas magrelas (mantendo as reviões em dia, pesquisando os melhores acessórios, detalhando os projetos de viagens, etc.) mas por outro lado não temos o mesmo cuidado ou curiosidade para aprender a tratar da nossa velha carcaça, não é mesmo ?!

Fato é que o cara falou um monte e, apesar deste blog não ser sobre nutrição, vou dividir com vocês algumas pequenas dicas podem ser facilmente implementadas por qualquer um que tenha o mínimo de força de vontade (e me perdoem se estou fugindo do enredo central deste blog):

- Nosso corpo tem um alarme que toca sempre que a glicose diminui.. (é o alarme da fome!). E quando isso acontece o organismo ta dizendo pro bicho homem: “coma tudo que você puder.. rápido! ..pois ficaremos sem comida!!” E ai.. vamos ansiosos pro almoço, famintos, comer como louco além do necessário e a consequência é uma só: + banha. Afinal, o organismo transforma somente uma pequena parte da comida em energia, acumula uma boa parte como gordura e o resto vira bosta. Assim é a vida. rss. Logo, regra básica: mantenha alarme da fome desarmado comendo várias pequenas porções ao longo do dia (6, 7 ...até 8 vezes).

- Regra simples: barriga cheia é diferente de corpo nutrido. Busque entender a importância de cada alimento, buscando entender a melhor forma de você ter uma alimentação completa pelo ponto de vista dos nutrientes e vitaminas (sou calouro neste capítulo!)

- Almoço/jantar = pequena porção carboidrato + peq porção proteína + salada a vontade

- Refeições intermediárias: frutas, sucos, iogurtes desnatados, são sempre bem vindos

- Arroz, só integral. Café, sem açúcar.

- Pão, só integral. Manteiga.. jogue fora. Troque por requeijão.

- Fritura, nunca mais. Jesus.. e minhas batatas fritas? É to fundido!

- Sobre pipoca, amendoim e cerveja - itens básicos para acompanhar meu Vascão - fiquei com medo de perguntar - apesar de que a resposta é óbvia :(((

Enfim, acho melhor parar por aqui, pois já ta me dando fome, depressão e arrependimento.

E para fechar, anote ai: vou perder 10kg nos próximos 3 meses, valendo a partir de já!

Para não pagar mico meu plano é "simples":

1 - vou corrigir minha alimentação
2 - me inscrever em um grupo de corrida (run forrest gump !)
3 - e fazer fortalecimento muscular em uma academia

Moleza, não ?! ... O tempo dirá.

Já que me comprometi, vou dar uma de Fantástico da Globo, e vou publicando novos posts contando a evolução do meu preparo físico. Vide ao lado na categoria SAÚDE.

É isso! Fico por aqui... e deixo vocês com minha cara depois da consulta de hoje..


Nenhum comentário:

Postar um comentário