sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ibitipoca / Sul de MG - Parte 1/2


Ibitipoca, 12 de Outubro de 2012

Escrevo neste momento com fone de ouvido, uns rocks alternativos na cabeça, e tomando uma cachaça com mel na cabeceira de uma pousada em Ibitipoca. To tossindo igual cachorro sem dono, afinal me molhei muito hoje... o que esta aguçando uma gripe mal curada de mais de 10 dias.

Lá fora ta um frio gelado da porra - talvez uns 10 graus - e uma chuva que estraga qualquer um. Mas hoje o dia foi bom. Rodamos desde cedo sem pressa, sem compromisso - cortando quenem flecha o Sul de Minas Gerais rumo a Conceicão do Ibitipoca. 




Este vilarejo fica perto de Juiz de Fora, colado em uma pequena cidade chamada Lima Duarte. Aqui fica o Parque Estadual de Ibitipoca - local de beleza única, cheio de cachoeiras, grutas, ...muito bem preservado, excelente para camping e muitas caminhadas.

Fazia tempo que eu não passava por aqui. Há anos atrás, locais como este, ou Carrancas, São Thomé das Letras, Matutu, Trindade, .. eram meus redutos de fim de semana para acampar e tocar muita viola, regado a forró e sangue de boá (vinho de garrafão). Mas isso é uma outra história.

Nossa viagem começou ontem - quinta, fim do dia - quando saímos de SP para pernoite em Campos do Jordão. Chegamos bem, apesar to transito dos infernos (dado feriadão) e chuva sem fim -   já me sinto bem a vontade em pilotar debaixo d'água, inclusive. E hoje acordamos cedo para acelerarmos pelo sul de MG até aqui - Ibitipoca - local de onde escrevo agora. 

Minha amada veio comigo desta vez. Foi como um último ensaio para nossa viagem para o Atacama. Nossa ideia era fazer dois grandes testes: (1) testar as bagagens / arrumações na moto; e  (2) testar a resistência dela (minha esposa) em longos trechos (>500km), incluindo estrada de terra. Esta "prova" iria definir o tempo que ela participará comigo da nossa empreitada pelo Atacama-mundo-afora. 

Se ela se sair bem... ela irá sim cruzar a Cordilheira comigo, e participará da maior parte da viagem incluindo o rípio do Paso de Agua Negra. Por outro lado, caso ela não "passe" sua participação na grande viagem ficará restrita ao trecho on road entre a Cordilheira e o Atacama e de lá ela pegaria um vôo de volta para o Brasil e eu seguiria rípio adentro. E aí... será que ela suportou ?

Suportou sim, com louvor!! E depois de hoje, relaxei. Ela é pau para toda obra!!  ...ficou tão "a vontade" na moto que depois de horas ali sentada, vez eu outra eu a catucava com o cotovelo preocupado dela estar dormindo e cair de lado rolando pelo asfalto mato adentro. Mas ela respondia pelo scalarider (comunicador) tranquila.. relaxada, na verdade resmungando por eu estar interrompendo sua música. Éhh.... fazê o que, dancei. A bichinha topa qualquer parada. Daqui há pouco ela vai aprontar me falando que também vai tirar carteira e comprar uma moto... e rodar por ai, me pedindo um alvará para que eu fique com nossos filhos nos fins de semana...  :))  Só falta essa !!

Enfim, rodamos quase 600km entre ontem e hoje, pegando chuva, frio, calor, trechos sinuosos, estradas de terra.. de tudo um pouco. Aproveitamos bem, principalmente o bom asfalto e as boas curvas das estradas do Sul de Minas. A Cavala veio abarrotada de bagagem - mas chegamos muito bem, felizes, relaxados, animados. 

Ainda em tempo, nesta viagem também nos acompanharam o Richa/esposa  e a dupla Rodam/Cleiton e suas esposas. Eles também estão na fase final de preparação para uma longa viagem com data de partida também prevista para 14/nov. Só que no caso deles o destino final é Machu Pichu, no Peru.

Vou dormir pois estou mal e amanhã é dia de longa caminhada...    depois conto como foi em um próximo post.








Nenhum comentário:

Postar um comentário