domingo, 7 de outubro de 2012

Ilhabela & Mais uma história de vida


São Paulo,6 de Setembro de 2012

Meu ipad e a internet são bons amigos de noites sem sono, assim como um bom livro. Depois de todos os afazeres de um dia normal costumo deitar e navegar a esmo, primeiro clicando no globosporte.com em busca de notícias do meu vascão, as vezes releio também meu próprio blog... rindo um pouco principalmente do início desta empreita, e várias vezes fecho a noite com leituras de outros blogs com histórias de outros viajantes. É como um ritual de todas as noites, sendo um ótimo remédio para pegar no sono. 

Ultimamente tenho lido sobre motociclistas – por motivos óbvios..   mas os meus blogs preferidos são sobre velejadores e suas lições de vida.  Apesar de tão diferentes, a similaridade entre estes dois mundos é absurda, dado que sua essência esta no mesmo dna aventureiro e “desgarrado” – já escrevi  um “devaneio” a respeito disso, lembra ? (http://minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/01/meus-fantasmas-x-meus-sonhos.html). E quanto mais eu leio e navego, mais descubro.

Você sabia que tem um monte de gente que roda a América do Sul de moto? São vários por ano! Descobri até que meu projeto Atacama é  “fichinha” pois tem aqueles que preferem ir mais longe.. até o Alaska, por exemplo.

E você sabia também que tem um monte de gente neste exato momento dando volta ao mundo por aí embarcado em pequenos veleiros, solteiros, casados, jovens, aposentados, com um, dois, três filhos ? Quanto mais leio, mas percebo o quanto somos uma gota no oceano. E nessas leituras, descobri uma história fascinante que quero compartilhar por aqui.

O nome do protagonista é Sergio – mesmo nome do meu pai. Também barbudo com pele queimada de sol e dois filhos – Jonas e Carol. O cara sempre velejou e sempre planejou viver em um barco e rodar mundo a fora com a  família. Planejou e sonhou este sonho em parceria com sua esposa. Chegaram a soltar parte das amarras se mudando de SP para Ilhabela. Até que veio um vendaval e sacudiu de forma repentina sua vida virando tudo de cabeça pra baixo: de uma doença repentina sua esposa faleceu, deixando-o com os dois filhos pequenos (6 e 7 anos na época).

Mas ele manteve o prumo mesmo meio de “cabeça para baixo” - e retomou seus sonhos e seus planos alguns anos a frente.  Quando os molequinhos estavam com 11 e 10 anos ele decidiu se lançar ao mar com os dois mundo a fora.  Moraram pela costa do Brasil indo até o Caribe para 1 ano e meio depois voltar para Ilhabela. Não satisfeitos, fizeram upgrade de barco, reabasteceram e foram de novo, só que desta vez indo um pouco mais longe, indo pelo Brasil e Caribe até um "bate-volta" cruzando o Atlântico até Europa por quase dois anos. Só os três: pai e filhos - três grandes amigos. Eles retornaram em fevereiro de 2012 para o Brasil.

Achei tão inspiradora esta história que decidi mandar um email para ele. E de alma aberta ele me respondeu e me convidou para dar um pulo lá na Ilhabela para conhecê-los. E assim o fiz. E este foi o meu bate-volta de moto deste fim de semana. 

Saí de SP na sexta fim do dia e depois de uma estrada pesada com chuva forte, cheguei na Ilha ao anoitecer, para um café com empada de shitake no Ponto das Letras – minha livraria preferida – e também nosso ponto de encontro.

Passamos uma noite de papo astral regado a pizza, e eu com meu “interrogatório” curioso para perguntar sobre os detalhes da viagem e, principalmente, sobre os bastidores da vida deles.  Foi como conhecer os protagonistas de um bom livro...ou os protagonistas de uma história real de vida. 

Almas boas, puras – que poderiam ter "desistido" depois que a vida os sacudiu. Mas não, fizeram ao contrário. Se fortaleceram, tiraram lições, seguiram adiante,  seguiram seus sonhos..  e viveram muito. Vivem até hoje. Cada dia um dia bem vivido. De sorriso largo e almas contagiantes. Reconhecem através dos detalhes os reais valores da vida. Muito legal! Lição de vida

Acordei sábado bem cedo, com a história deles na cabeça para logo depois empacotar minha bagagem e seguir com minha Cavala para balsa de volta para SP.

Com muita música boa nos ouvidos, e estrada limpa, a Cavala galopou firme, curva a curva... dando asas para meus sonhos vagarem alto. Afinal, quem sabe um dia...

Vou parar por aqui.. pois mais detalhes desta história estão a um simples clique seu...


-------

Sérgio, Jonas e Carol,
Obrigado por me receberem e compartilharem suas histórias. Foi bastante significativo pra mim. A história de vocês é bem mais do que uma viagem em um barco, mas sim uma grande lição de vida, lição de família, lição de amizade. Obrigado! 

-------

E vamos as poucas fotos que tirei...


Empada de shitake no Ponto das Letras - Perfeita !

quem sbe um dia...


Na balsa de volta para SP




2 comentários:

  1. RG,
    buscando informações para uma viagem ao Atacama, me deparei com tuas histórias...grato por partilhar.
    Parto dia 15/11, com uma CB1300SF...o começo do roteiro semelhante ao teu.
    Vou acompanhando tua preparação e teu roteiro...de repente nos encontramos por lá.
    Tudo de bom para você e teu amigo Richa.
    Luiz Claudio Cerqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz ! Seja bem vindo ao blog.. e quem sabe a gente não se esbarra pelas estradas! abr,

      Excluir